sábado, 31 de maio de 2008

No dia 30.05.08, a Escola Nossa Senhora das Graças realiza a culminância das pesquisas com o tema: Educação para a convivência com o Semi-árido.

A culminância das pesquisas realizadas pelos alunos no bairro Açude do Mato, resssalta sobre a preservação do meio ambiente com o projeto (plante uma árvore), foi debatido também sobre a água e vários outros pontos desenvolvidos com as pesquisas; A Diretora Antonia Pereira, a Coordenadora Ana Cristina Albuquerque e os Professores apresentam o evento desenvolvendo ações junto a toda comunidade, onde acreditam que o Selo Unicef 2008 será uma conquista.

Selo Unicef 2008.


Os funcionários da Escola Nossa Senhora das Graças vestem a blusa do Selo Unicef 2008 e estão muito confiantes que o selo será uma conquista realizada pelo município de Reriutaba.

O articulador do Selo Unicef 2008: Marcus Vinícios esteve presente no evento realizado pela Escola Nossa Senhora das Graças.


O articulador do Selo Unicef 2008 Marcus falou para a comunidade a importância do Selo Unicef, onde todos ficaram cada vez mais entusiasmados para que essa conquista seja realizada.

Durante o evento foi apresentado murais com fotos das pesquisas realizadas pelos alunos.
















Água, nosso líquido precioso.




Alunos do 3º ano apresentam uma dança sobre água, onde mostram que a água é nosso líquido precioso e que devemos utilizá-la de forma adequada para que jamais acabe; após apresentação a coordenadora Ana Cristina Albuquerque falou sobre o resultado da pesquisa realizada pelos alunos, onde concluiu que a comunidade do Açude do Mato e os alunos da escola bebem água tratada pela CAGECE.

projeto: Plante uma árvore.




O projeto ressalta a importância da preservação do meio ambiente no Semi-árido; os alunos do 4º ano apresentaram uma música e mostraram através de acróstico com o nome Semi-árido, onde cada letra deixava uma mensagem alertando para a preservação do meio ambiente, finalizando com a entrega de mudas de plantas para os que estavam presentes.

O aluno Gilson do 5º ano, apresenta relatório de conclusão sobre a pesquisa: As condições das Escolas no Semi-árido.


O aluno abordou sobre os seguintes pontos: Hoje temos merenda de qualidade, material didático, ganhamos fardamento e mochila, agora temos uma quadra para praticarmos esporte e está a cada dia melhorando. A professora Jucilene Paiva complementou o relatório apresentado por seu aluno, e falou aos pais que a escola está muito boa, os professores são capacitados, mas que os pais tem que se preocupar mais com a educação dos filhos, para que possamos melhorar cada vez mais nossa Escola.

O aluno Bruno do 5º ano, apresenta relatório de conclusão sobre a pesquisa: Como nossas crianças estão chegando ao Semi-árido?

O aluno relatou que as mulheres grávidas da nossa comunidade fazem o pré-natal regularmente e muitas disseram que têm assistência médica com facilidade, e as crianças estão tomando as vacinas na idade certa e fazendo o teste do pezinho para evitar problemas futuros. E o que foi concluido pela turma é que a nossa comunidade apesar de ser carente, faz a sua parte para melhorar as condições de vida da população e assim poder garantir um futuro melhor para seus filhos.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Projeto: Meu livro, meu amigo.




O projeto foi desenvolvido pela coordenadora, Ana Cristina Albuquerque, para que os alunos aprendam a ter mais gosto pela leitura, eles se reunem em uma sala para terem contato com os mais diversos livros de histórias infantis. incentivando assim a leitura dos alunos.

Alunos felizes, contam que se sentem valorizados.









Os alunos do 5º ano, da Professora Jucilene Paiva Dias, realizaram em sala de aula um debate, onde abordaram a situação em que se encontra a escola hoje, os principais pontos que eles descutiram foi: Hoje temos merenda de boa qualidade, ganhamos farda, mochila, material didático e tudo isso para termos uma boa educação.

domingo, 25 de maio de 2008

Aula de campo: A vegetação do Semi-árido.




Agora foi a vez dos alunos vivênciarem os tipos de vegetação do lugar onde vivem, essa aula de campo foi realizada no Muniz (Açude do Mato), os alunos andaram pela vegetação e se entusiasmaram com tanta riqueza, pois os que moram na zona urbana, não tinham esse contato direto com a vegetação do lugar onde vivem, ja os da zona rural apresentaram para os colegas os tipos de plantas que estavam sendo vivênciadas.


Palestra com a Professora Ana Zélia sobre os tipos de solo.




Após aula de campo os alunos do 4º ano voltaram para a sala de aula para uma palestra sobre os tipos de solo que eles colheram, onde foi abordado sobre o solo bom para o plantio e o solo ruim que não serve para ser utilizado em plantações.


Aula de campo: A terra no Semi-árido.




Os alunos do 4º ano da Professora Ana Zélia Paiva, realizaram coleta dos tipos de solo que existe em sua comunidade, a Escola Nossa Senhora das Graças trabalha com aulas práticas para que os alunos possam vivênciar o que estuda na teoria, e são aulas bastante proveitosas.

sábado, 24 de maio de 2008

Os alunos da Escola Nossa Senhora das Graças, felizes por recebem quadra esportiva, construida pela Prefeitura Municipal de Reriutaba.


Alunos do 5º ano brincam na quadra da Escola com muita felicidade, quadra esta que foi construida pela Prefeitura Municipal de Reriutaba, incentivando assim a prática de esportes aos alunos da rede municipal de ensino.

Aula de campo: Serrote do Muniz.







Os alunos, foram para o Serrote do Muniz, vê o tipo de água que existe em sua comunidade, onde todos ficaram encantados com as águas limpas que encontraram no caminho do Muniz. Os alunos ficaram entusiasmados para mostrar a comunidade que devemos lutar para sempre termos água limpa.

Aula de campo: De onde vem a água que nos abastece?




Alunos do 4º ano foram conhecer o Açude Araras na cidade de Varjota, açude este que abastece de água a cidade de Reriutaba; conheceram assim a fonte de água que os abastece. Essa aula foi realizada com o apoio da Professora, Francineide Lino, da Coordenadora, Ana Cristina Albuquerque, da Diretora, Antonia Pereira e da Prefeitura Municipal de Reriutaba que nos forneceu transporte para realizarmos a aula.

Conhecimento sobre as águas do bairro Açude do Mato.




Alunos do 3º ano, fizeram coleta das diversas águas no bairro em que moram (Açude do Mato), com o apoio da Professora, Ioneide Campos e da Cooordenadora, Ana Cristina. Foi coletada água de córregos que passa perto da escola; água da residência de um aluno e água consumida na escola, após aula de campo os alunos voltaram para a sala de aula, onde realizaram debate sobre as diversas águas que foram coletadas, chegando a conclusão que as águas que os alunos bebem tanto na escola como em casa são bem tratadas pela CAGECE.